sexta-feira, 3 de abril de 2009

Como vender cachorro para quem não gosta de cachorro


Um sitiante que passava por dificuldades financeiras, resolveu vender seu cachorro; era um belo animal, tinha pedigree, raça notável, porte atlético, enfim, um cachorro dos sonhos de muita gente. Procurou um fazendeiro vizinho e foi logo argumentando:

--- O Sr. Quer comprar um cachorro com pedigree?
O fazendeiro respondeu de forma enfática:
--- Não. Eu não gosto de cachorro.
--- Mas ele é especial... é bravo, late forte, é esperto..... argumentou o sitiante.
--- Não. Não me interessa. Respondeu o fazendeiro.
--- Mas ele corre como um atleta olímpico, caça ratos...
--- Ele pode ser muito bom, mas não estou interessado, muito obrigado.

Desanimado, o aprendiz a vendedor voltou para casa e para sua surpresa, lá encontrou um primo, vendedor profissional, que viera visitá-lo. Ao ouvir a história da tentativa frustrada de venda, falou ao primo:
--- Vamos voltar lá, quero ver se não vendo este cachorro!
Ao chegarem à fazenda, o vendedor deixou o primo e o cachorro no banco de trás do carro e foi à procura do fazendeiro, ao encontrá-lo, começou o diálogo:

--- Que bela fazenda o senhor tem; parabéns. Que lindas galinhas e que maravilha de "pintinhos"... Imagino que o senhor não tenha problemas com gaviões tentando devorar estes lindos bichinhos, não é mesmo?
--- Ah! Esse é um problema terrível, comentou o fazendeiro. Tive até que contratar um empregado para vigiá-los o tempo todo, eles atacam mesmo.
--- Que coisa! Que falta faz um cachorro especialista em proteger os pintainhos dos gaviões! Eu conheço um cachorro que se um gavião voar baixinho, ele pula e pega o danado. Se o senhor tivesse um cachorro assim, além de proteger seu quintal, ainda economizaria com salário e encargos, evitaria reclamações trabalhistas, reivindicações, greves e outros dissabores.
--- É mesmo... concordou o fazendeiro coçando a barbicha.
--- O senhor tem problemas com ladrões aqui na fazenda? Perguntou o hábil vendedor.
--- Aqui não, mas meus vizinhos estão desesperados com isso.
--- Olha só, como faz falta um cachorro que afugente esta cambada que quer tirar o lucro e o sossego dos trabalhadores honestos! Alfinetou o vendedor.

E assim, continuou o profissional de vendas:
--- Bem, mas de uma coisa eu tenho certeza: aqui na sua fazenda não há ratos!
--- Imagine... só eu sei a quantidade destes roedores; acabam com quase tudo, uma praga...
--- Nossa! Se existisse um cachorro que caçasse ratos melhor do que um gato, que fosse amigo do dono da casa, que brincasse com seus filhos e os protegesse, seria um ótimo negócio, não acha?
--- Sim, seria um excelente negócio, respondeu o fazendeiro entusiasmado.

E o vendedor continuou com seus argumentos de forma profissional. Ele transformava as dificuldades e necessidades do fazendeiro, em soluções fáceis e ainda reforçava os benefícios de seu produto, é claro. Comentou até da ajuda do cachorro nas lidas diárias da fazenda e no manejo do gado. Finalmente disse ao fazendeiro:
--- Meu amigo, sua fazenda só tem um defeito: não é minha...

O fazendeiro já quase morrendo de curiosidade, perguntou:
--- Muito bem moço, você me convenceu, mas, como é que eu faço para encontrar um cachorro assim?
O vendedor então, todo feliz gritou:
--- Reeeeex, saia já do carro e venha conhecer seu novo dono!


Trazendo para nossas vidas de profissionais de vendas, e todos nós somos vendedores em incontáveis momentos, planejemos melhor nossas vendas. Vender é uma arte e como tal necessita um trabalho prévio. Conhecer o cliente, suas necessidades, seus desafios, seus sonhos ainda continua sendo fundamental para uma venda persuasiva e com final feliz.

Mostrar os benefícios de cada característica de seus produtos é a diferença entre os bons profissionais e os outros. Esta história traduz a essência do melhor curso de vendas que eu conheço, que é o TAV - Técnicas Avançadas de Vendas. Por coincidência, este curso faz parte do meu portfolio de produtos... Confira!

Seja muito feliz, vendendo suas idéias, produtos e serviços

4 comentários:

Pai da Princesa disse...

Luiz...

Você está de parabéns, pois os posts estão bacanas demais...

Continue nesta trilha...

Luiz Arantes disse...

Olá Marcelo, muito obrigado por sua palavras de incentivo e por acompanhar meu trabalho. Você é um dos meus leitores mais assíduos.
Valeu.
Aguarde novo post na próxima sexta.

EDNA GONZAGA disse...

Luiz, parabéns, mais uma vez um trabalho maravilhoso seu, como são sábias suas palavras e como nos ajuda a melhorar no nosso dia a dia. Vou acompanhar sempre e com certeza passar para as pessoas que gosto o endereço para que elas tenham a mesma oportunidade que eu.
Parabéns!!!

Luiz Arantes disse...

Olá Edna, muita gentileza de sua parte; o que eu faço, é de fato com a intenção de ajudar as pessoas a repensarem suas vidas e seus valores. Somos pessoas maravilhosas, capazes, criativas e muitas vezes nos esquecemos disto.
Grande abraço e seja muito feliz.
Agradeço sua atenção e divulgação.

Luiz Arantes.