quinta-feira, 23 de abril de 2009

Festa para enterro do gato


Todos nós, de alguma forma, somos vendedores; estamos sempre vendendo alguma coisa: nossa imagem, nosso nome, nossas qualificações, nossos produtos, nossos serviços, nossas idéias e tantas outras coisas. Com esta mini palestra, quero homenagear todos aqueles que são hábeis vendedores de idéias. Confira:

Um profissional de vendas estava visitando sua clientela, quando sua esposa o chamou ao telefone, contando que o gatinho de estimação do filho deles havia caído num poço d'água e morrido. O filho, segundo ela, estava desesperado e aos prantos.

Ao se dirigir para casa, o profissional ficou imaginando uma forma de consolar o filho. Assim, decidiu tratá-lo como se fosse um de seus clientes com um problema sério para resolver. Ao encontrar o filho aos prantos, comentou:
--- Meu filho, sei exatamente o que você está sentindo e entendo perfeitamente sua dor. Quando eu tinha sua idade, perdi meu cachorrinho de estimação, atropelado por um carro; só eu sei o quanto eu sofri na época...

Ao ouvir os argumentos do pai, o garoto já ficou mais tranquilo, sentindo-se bem melhor, ao encontrar, finalmente, alguém que soubesse e entendesse seu martírio. Era ponto para o pai, que continuou:

--- Veja bem, meu filho, esta é uma situação horrível, nada mais poderemos fazer neste caso. Mas que tal se você encontrasse um cantinho no nosso quintal para enterrarmos o seu gatinho? Poderemos convidar seus amiguinhos e assim fazermos uma bela festa de despedida para ele; podemos comprar cachorro quente, pipoca, sorvete e refrigerantes, o que você acha da idéia?

--- Ôba, que legal! Respondeu o moleque com os olhos brilhando.

--- Então façamos o seguinte, disse o pai, retire o gato do poço, chame seus amigos enquanto eu vou ao mercado comprar tudo. Era mais um ponto para o pai.

E assim fizeram. Quando o campeão de vendas voltou com as compras, encontrou o filho assustado, com cara de decepção e choramingando:

--- Pai, quando fui tirar o gato do poço para fazermos a festa, vi que o danado estava vivo!

--- Que maravilha filho, fico feliz por estar tudo bem, ponderou o pai.

E para espanto do profissional, o pirralho respondeu:

--- Pai, será que não dá prá gente matar o gato?!

Meus amigos, nem sempre os nossos cliente verbalizam aquilo que de fato querem; mas se tivermos habilidade suficiente, poderemos descobrir o que os incomoda, as suas decepções, suas reclamações e suas necessidades.

A melhor alternativa ainda é ficarmos ao lado deles, usando de empatia para entender seus sentimentos e com propostas criativas e oportunas, oferecermos soluções aos seus anseios e necessidades.

Sejamos felizes vendendo criativamente nossas idéias às pessoas que de alguma forma, convivem conosco.


2 comentários:

Pai da Princesa disse...

Gostei do post luiz....

Cada vez melhor!!!!!

Marcelo.

Anônimo disse...

Grande Marcelo, agradeço mais uma vez sua atenção e participação em meu blog e o incentivo.
Uma ótima semana para você.
Luiz Arantes