quinta-feira, 20 de agosto de 2009

As ratoeiras da vida...

Em uma fazenda, havia um pequeno rato que olhava pelo buraco da parede e viu quando o fazendeiro abria um pacote de compras. Pensou imediatamente em que tipo de comida poderia haver ali; mas, aterrorizado descobriu que era, na verdade, uma ratoeira novinha.

Saiu correndo e gritando para alertar a todos do perigo iminente. Ao chegar ao galinheiro bradou:

--- Há uma ratoeira na casa, acabaram de comprar, uma enorme ratoeira!

A galinha calmamente respondeu-lhe:
--- Desculpe-me Senhor Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.

O rato saiu em disparada em direção ao porco, que descansava na pocilga e lhe disse:
--- Há uma enorme ratoeira na casa, uma ratoeira!

Então, calmamente o porco respondeu:
--- Queira desculpar-me Senhor Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar.
Fique tranquilo que o senhor será lembrado em minhas preces.

O rato se dirigiu então ao estábulo onde estava a vaca e lhe suplicou:
--- Socorro, há uma ratoeira na casa, uma grande ratoeira!

A vaca lhe respondeu:
--- O que foi Senhor Rato? Uma ratoeira? Por acaso eu estou em perigo? Acho que não!

Então o rato voltou para seu canto, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro...
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima...

A mulher do fazendeiro se levantou e saiu correndo para ver o que havia pegado na ratoeira. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. A cobra picou a mulher...

O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital da cidade, mas ela voltou com muita febre. Para fortalecê-la e amenizar a febre, nada melhor que uma canja de galinha. Então o fazendeiro, com uma grande faca nas mãos, foi ao galinheiro em busca do ingrediente principal da canja, a galinha.

Como a mulher continuasse enferma, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Então para alimentar as pessoas, o fazendeiro matou o porco.

A mulher não melhorou e acabou falecendo. Muita gente veio para o funeral. Assim o fazendeiro sacrificou a vaca para poder alimentar todo aquele povo.

Meus amigos,

Na próxima vez em que ouvirmos alguém dizendo que está diante de um problema e imaginarmos que isso não nos diz respeito, lembremo-nos de que sempre que houver uma ratoeira, todos correremos risco.

As dificuldades e os problemas de cada membro de uma equipe são de todos que a compoem. Ao convivermos em equipe, deveremos cuidar uns dos outros, só assim teremos uma equipe de alta performance.

A solidariedade se comprova em momentos de dificuldades por pessoas que fazem parte de nossas equipes. Mais do que nunca, com a globalização, os problemas surgidos do outro lado do planeta acabam nos afetando, imginemos se eles surgirem em nossas empresas, em nossos grupos, em nossas equipes, em nossos times.
Outro pensamento que me ocorreu, é de que quando formos pedir ajuda aos outros, será de suma importância enumerarmos os benefícios e os malefícios que todos poderemos ter com tal fato, asssim nosso poder de convencimento poderá aumentar e muito.
Cuidemos uns dos outros em nossas caminhadas, independente das ratoeiras que possam surgir, assim, poderemos ser muito mais felizes.

Com abraços e votos de incontáveis sucessos nesta fazenda global em que vivemos.

Luiz Arantes.

Nenhum comentário: