sexta-feira, 10 de julho de 2009

Siri num balde de camarões


Havia um empresário apaixonado por pescarias, mas sem experiência em pesca no mar. Tendo programado sua estréia como pescador de águas salgadas, descobriu que entre as várias novidades, uma delas seria a isca; o tipo ideal para a pescaria escolhida seria o camarão vivo.

Desta forma, encomendou uma boa quantidade do crustáceo a um pescador profissional para sua aventura de final de semana. A expectativa era imensa.

No domingo, devidamente equipado, apanhou os camarões e os colocou em um balde apropriado e se dirigiu ao pesqueiro indicado, que ficava uns cinquenta minutos de barco. Mas ao chegar ao seu destino constatou que os camarões estavam mortos. De imediato atribuiu o fato à má qualidade das iscas que o pescador havia lhe vendido. Ficou aborrecido e decidiu reclamar na próxima compra que fizesse.

E assim o fez. Mas, após sua reclamação viu surpreso o velho pescador apanhar um siri vivo e o colocar no balde entre os camarões vivos e afirmar categórico:
--- Doutor, agora não vai morrer nenhum!

De fato, durante toda a pescaria, os camarões mantiveram-se vivos e, mais do que isto, verificou que a atividade dentro do balde era intensa e contínua, pois o siri não dava descanso aos camarões, perseguindo-os e tentando agarrá-los o tempo todo...

O que faltava aos camarões era um movimento contínuo, algo que os mantivesse alertas e em exercício constante e assim sobrevivessem.


Meus amigos,

esta é uma analogia que faço entre o siri e aqueles que dirigem alguma equipe de vendas, sejam gerentes, supervisores ou diretores. Na maioria das empresas comerciais, observamos que normalmente o problema é o mesmo: falta de planejamento e organização, conceitos errôneos de liderança e principalmente a falta de acompanhamento e controle.

Nós, brasileiros, temos muita dificuldade em acompanhar e cobrar resultados. Muitos de nós até planejamos, delegamos, estruturamos, mas, não acompanhamos os resultados, e as equipes de vendas precisam desta cobrança, a exemplo dos camarões, para que sobrevivam, para que fiquem sempre alertas e produtivos.

Este é um aspecto a ser mudado em nossa cultura para que sejamos bons profissionais na condução de nossas equipes. Que me perdoem os vendedores, mas é de suma importância que sejam acompanhados em suas atividades e nos resultados.

Siri em balde de camarão, é excelente para todos os envolvidos em uma bela pescaria!

Com abraços e votos de sucessos a todos os camarões e siris, que fazem das vendas momentos de alegria e realização.

Luiz Arantes.
Obs. Aproveito um comentário de um grande amigo, o Marcelo, em seu blog, o www.binoculoverde.blogspot.com, de que nosso querido Palmeiras talvez esteja precisando muito mais de um siri (técnico) entre os camarões (atletas), do que algumas estrelas que estão procurando, para concordar com ele e reafirmar que esta história do siri, serve em qualquer atividade em que haja um líder e uma equipe a conduzir.

Um comentário:

Anônimo disse...

What's Happening i'm new to this, I stumbled
upon this I've found It absolutely helpful and it has aided me out loads. I am hoping to give a contribution & assist other users like its aided me. Great job.

Also visit my website; acoustic guitar chords for beginners