terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Um gato para meditação

Conta uma lenda zen, a história de um mestre que vivia num monastério e ao entardecer quando se dirigia ao templo para a meditação diária, seu gato de estimação o incomodava com seus miados e pulos. Com o tempo, as travessuras do gato passaram a incomodar também os discípulos, desconcentrando-os.
Certo dia o mestre pediu que amarrassem o gato numa árvore do lado de fora do templo e assim pudessem meditar em paz. Como o resultado houvesse sido positivo, todos os dias alguém era escalado para desempenhar aquela importante tarefa de amarrar o felino.
E assim os anos se passaram e a cena se repetia, até que o velho mestre faleceu. Ao escolherem outro mestre, continuaram amarrando o gato na velha árvore durante a meditação. Com o tempo o gato também morreu e tiveram que arrumar outro gato para continuar desempenhando o seu relevante papel.
Durante séculos, com a chegada de novos discípulos e novos mestres, que ignoravam a razão de tão estranho procedimento, continuaram com o mesmo ritual: mestre e discípulos em meditação, gato amarrado na árvore.
Conta-se que cem anos depois da existência do primeiro mestre, alguém escreveu um belo tratado sobre a importância de se ter um gato amarrado a uma árvore para se obter uma boa meditação!
Amigos,
Esta pequena história me faz pensar em muitos profissionais e até empresas, que fazem as coisas sem ao menos se darem ao trabalho de saber o porquê.
Quantas pessoas e empresas permanecem amarradas não a árvores, mas ao seu passado, resistentes a mudanças, em muitos casos em decorrência de processos burocráticos burros e não se libertam do peso do passado, perdendo incontáveis oportunidades de progresso.
Que ao iniciar este novo ano, pensemos em algumas de nossas atitudes, evitando situações como da história, para que possamos ser mais realistas e felizes.
Abraços do Luiz Arantes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Genial fill someone in on and this post helped me alot in my college assignement. Gratefulness you seeking your information.

Luiz Arantes disse...

Thank you for your words, and I hope to keep contributing with the growth of people like you.

Luiz Arantes.