terça-feira, 22 de setembro de 2009

O verdadeiro valor das pessoas

Fiz uma experiência em uma de minhas palestras, sabendo que não fui o primeiro a realizar tal façanha, mas o que importa é o que poderemos aprender com ela.
Numa sala com aproximadamente 400 pessoas, comecei a palestra mostrando uma cédula de R$ 20,00 e fiz uma pergunta:

--- Quem quer esta nota de R$ 20,00?

Várias mãos se ergueram demonstrando interesse em ganhá-la. E continuei:

--- Realmente darei esta nota a um de vocês, mas antes permitam-me fazer uma coisa.

Assim falando, amassei a nota em uma das minhas mãos e voltei a perguntar aos presentes:

--- Quem ainda quer esta nota?

As mãos continuaram erguidas, atestando a vontade de cada um.

--- E se eu fizer isto com esta cédula? Perguntei, deixando a nota cair no chão e pisando nela, amassando-a e sujando-a toda.

Todas as mãos continuaram da mesma forma, ninguém havia recuado.

Aproveitando o momento, comecei meu assunto, pedindo-lhe que aprendesse com aquela experiência, fazendo um analogia entre aquela cédula e a vida de cada um dos presentes. Disse-lhes:

--- Meus caros amigos, não importa o que eu faça com esta nota, todos vocês continuarão querendo-a, porque ela não perde o seu valor; mesmo estando amassada e suja continuará tendo o seu valor de R$ 20,00.

Ainda me lembro de companheiros concordando com minhas palavras, tentando em vão segurar as lágrimas que lhes escorriam pelo rosto. Aquilo havia tocando profundamente alguns amigos presentes ao evento.


Meus caros amigos,


Isto também acontece conosco. Quantas e quantas vezes somos amassados, pisoteados, ficamos sujos, imundos em função de atitudes de outras pessoas, em vários ambientes e circunstâncias. Nossa primeira reação neste instante é nos desvalorizarmos, acabar com nossa auto-estima. Mas, a exemplo da experiência com a cédula, nosso valor continuará o mesmo. Se tivermos em mente este pensamento, esta crença, sairemos de situações assim, ainda mais valorizados, mais fortalecidos.

Não importa como estamos: sujos ou limpos, bonitos ou amassados, nosso valor não é alterado e tampouco sua importância.

E se você exerce a função de líder, independe de ser na área profissional ou familiar, cuide para não amassar, pisotear, sujar as pessoas à sua volta; faça o contrário, elogie, valorize o lado positivo de cada um.


Desta forma seremos muito mais felizes, ajudando uns aos outros.


Luiz Arantes.

Nenhum comentário: