sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Montanhas nossas de cada dia...

Havia um reino animal cujo rei leão acabara de morrer, deixando o trono vago e três jovens leões para ocupá-lo. Todos sabiam da importância para a bicharada de que o trono fosse logo ocupado, até por questões de segurança perante os reinos vizinhos; assim, realizaram uma reunião para discutir a delicada questão da sucessão, onde tinham mais leões do que trono.

A primeira proposta de que eles deveriam lutar entre si até que apenas um sobrevivesse, foi logo rechaçada pelos jovens leões, pois além de irmãos eram muito amigos; nem lhes passava pela cabeça lutarem até a morte. A reunião continuou noite à dentro em busca de uma solução. Várias foram as idéias apresentadas, mas sempre havia algum incoveniente. Já amanhecia quando o macaco apresentou uma idéia que foi aceita e aplaudida por todos os presentes, inclusive os que estavam cochilando em suas cadeiras:

--- Os três leões deverão escalar a Montanha Terrível; aquele que alcançar o pico em menor tempo, será coroado o nosso rei.

A Montanha Terrível, era muito alta e de difícílimo acesso, era terrível mesmo. Não constava nos anais do reino, algum bicho que houvesse escalado a famigerada montanha. Seria de fato, uma prova de muita força, coragem e determinação. O desafio foi aceito pelos jovens leões e já marcaram a data e horário para a prova.

No dia combinado, milhares de animais cercaram a montanha para assistirem à grande escalada, que seria um grande acontecimento, os presentes testemunhariam um fato histórico.

O primeiro leão tentou a escalada, mas não conseguiu chegar ao topo, foi derrotado.
O segundo leão também tentou a escalada, lutou, mas não conseguiu, também foi derrotado.
O terceiro leão, da mesma forma, tentou, lutou, e... também foi derrotado pela montanha.

O clima era de expectativa e certa decepção entre os bichos, pois continuavam sem rei. Não haviam definido através de uma regra clara, o que fazer no caso dos três competidores serem derrotados. A discussão estava acalorada, quando uma coruja mais velha pediu a palavra para apresentar uma solução.

--- Eu sei quem deverá ser o nosso rei, disse ela.
O silêncio foi geral e grande a expectativa. Todos perguntaram em coro:
--- Qual dos três?
--- É muito simples meus amigos, enquanto os três leões lutavam com suas dificuldades, eu voava entre eles e pude ouvir o que cada um disse à montanha ao final da prova. E a sábia coruja continuou:
--- O primeiro leão disse: "Montanha, você me venceu!"
--- O segundo leão disse: "Montanha, você me venceu!"
--- O terceiro leão também disse que havia sido vencido, mas com uma diferença: Ele olhou para a imensa montanha, que representava a sua dificuldade, e disse-lhe: "Montanha, você me venceu, por enquanto! Você, montanha, já atingiu seu tamanho final, e eu ainda estou crescendo!" E a coruja continuou:
--- A diferença, é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota, diante da dificuldade. Quem pensa desta forma, é maior que seus problemas, é rei de si mesmo e portanto está preparado para ser rei do outros. Esta é minha proposta.

Os animais aliviados, aplaudiram entusiasticamente as sábias palavras da coruja e a atitude do jovem leão, que foi coroado de imediato.

Meus caros amigos,

Não importa o tamanho das dificuldades ou dos problemas pelos quais tenhamos que passar, eles, na maioria das vezes, já atingiram seus níveis máximos, mas, nós ainda estamos crescendo.

Por maior que sejam nossos desafios, mesmo que juntos pareçam uma montanha terrível, ainda não chegamos ao nosso tamanho máximo, ainda poderemos crescer e muito, dependerá, é claro, de cada um de nós.

Se você está lendo esta pequena história, está em busca de crescimento, está aumentando seu tamanho para enfrentar e vencer obstáculos que porventura possam surgir em sua caminhada.

Nós vivemos num reino dos negócios e com muitas montanhas de dificuldades. Para sermos vencedores, o que importa é a atitude de querer. É fundamental que tenhamos posturas diferentes dos concorrentes e assim alcancemos os picos das montanhas, sendo coroados com os louros do sucesso.

Uma montanha, tem ALTITUDE; nós temos que ter ATITUDE!

Esta é uma fórmula para sermos leões em nossos negócios, em nossas vidas, tendo um reinado de paz e prosperidade.

E não nos esqueçamos: sempre haverá alguém atento às nossas palavras e atitudes, além de nós mesmos, é claro.

Ótima semana e grande abraço do Luiz Arantes.

Nenhum comentário: