sexta-feira, 8 de maio de 2009

A grande inundação

Em decorrência de fortes chuvas em uma região, as águas de um rio começaram a se elevar rapidamente, anunciando uma grande inundação e obrigando os moradores ribeirinhos a ficarem em estado de alerta. Como as chuvas continuassem "caindo" intensamente e o nível do rio a "subir" assustadoramente, os moradores não tiveram outra alternativa que não fosse a de deixarem tudo para trás, para salvarem suas vidas.

Todos abandonaram suas casas, menos um homem que se dizia muito religioso e possuidor de enorme fé em Deus. Ele ficou para trás apesar dos insistentes pedidos dos amigos e familiares para seguí-los. A todos ele respondia:
--- Não se preocupem comigo, Deus virá me salvar!

As águas continuaram a subir e quando já estavam à altura de sua cintura, apareceu um vizinho em uma pequena canoa para resgatá-lo, mas o teimoso respondeu:
--- Preocupa não "cumpade", Deus virá me salvar!
Ele já se encontrava encima de uma mesa com as águas pela altura do peito, quando apareceu um barco do Corpo de Bombeiros oferecendo ajuda e alertando-o do perigo iminente de novas chuvas e do consequente aumento do nível das águas. Apesar da insistência dos bombeiros, o homem não quis arredar o pé, alegando que Deus o salvaria.

O homem já estava sobre o telhado da casa, se equilibrando e com as águas pelo pescoço, quando apareceu um helicóptero da Polícia Florestal, atirando-lhe uma corda para salvá-lo. E ele gritou:

--- Podem ir embora, eu já disse que Deus virá me salvar!

As águas continuaram subindo e o homem foi arrastado pelas fortes correntezas, morrendo afogado. Ao chegar ao céu, estava visivelmente aborrecido e foi logo solicitando uma conversa com Deus, onde queria desabafar. Assim que O encontrou, foi dizendo:

--- Senhor, eu aprendi que a quem tivesse fé em Vós, não negaríeis socorro e auxílio. Eu tive fé, pedi e não me ajudastes! Além de morrer, estou sendo motivo de piadinhas lá na Terra...

--- E Deus carinhosamente lhe respondeu:

--- Engano seu meu filho; eu ouvi suas preces e mandei uma canoa, um barco e um helicóptero para ajudá-lo, mas você não quis...



Meus amigos, longe de mim querer brincar com Deus; meu intuito através desta história pitoresca, é mostrar que em muitas ocasiões Deus quer nos ajudar e nós através de posturas inflexíveis, não entendemos Seus recados, Seus mensageiros e Seus instrumentos.

Às vezes, as ajudas nos chegam através de amigos, através do sorriso de uma criança, através do olhar de um faminto, pelas críticas dos companheiros, pelas observações dos familiares, pelas reclamações de nossos clientes, pelas corrigendas de nossos gerentes, enfim, através de palavras e gestos de todos quantos se encontram ao nosso lado ou que encontramos em nossa caminhada.

Normalmente, as respostas às nossas indagações e pedidos nos chegam através pessoas, de um bom livro, de um filme, de reuniões, de uma prece, de uma mensagem de e-mail. Mas é de suma importância entendermos que Deus não faz por nós, Ele nos concede as condições para realizarmos o melhor de nós. Teremos sempre o livre arbítrio para realizar nossas escolhas; o que não podemos é culpar a Deus e aos outros por aquilo que fizemos ou que deixamos de fazer.

Deus, que é o Grande Arquiteto deste nosso universo maravilhoso, confiou a nós a reforma de nosso mundo interior e a construção e manutenção de nosso planeta. Será preciso ter sempre a coragem de acreditar e agir.

Seja feliz, e por favor preste atenção aos recados de Deus!

2 comentários:

Pai da Princesa disse...

Grande Luiz....

Como os recados são importantes e podem nos fazer feliz!!!

Marcelo

Luiz Arantes disse...

Valeu Marcelo,
cada recado é bem escolhido e tem por finalidade ajudar as pessoas. Ficou feliz por suas palavras e apoio.
Bola prá frente...

Luiz Arantes