terça-feira, 31 de maio de 2011

Vida de vendedor tem cada desafio!

Um vendedor chegou a uma cidade para trabalhar e soube que três irmãos que eram seus clientes, passavam por um dilema cruel. Como era um profissional interessado na felicidade de seus clientes, optou por iniciar suas visitas pelos três irmãos.

Ao encontrá-los, soube que o pai havia falecido e lhes deixado como herança 34 vacas. Até aí tudo bem, mas o velho deixara um testamento com ordens expressas em relação à divisão dos bens. Em primeiro lugar, as vacas não poderiam ser vendidas, em segundo, a divisão deveria ser na seguinte proporção: O filho mais velho ficaria com a metade do rebanho, o do meio com a quarta parte e o caçula ficaria com a sexta parte.

Em função da dificuldade em solucionar o testamento do pai, o desepero havia se instalado entre os irmãos: os resultados não davam números exatos, inviabilizando a divisão. Num total de 34 cabeças, o mais velho receberia tranquilamente sua metade, portanto 17 reses; mas para os outros dois não havia solução pois a quarta parte daria 8,5 vacas e a sexta parte daria 5,67 cabeças. Não queriam desobedecer as ordens paternas mas não conseguiam solucionar o desafio.

Então o vendedor se ofereceu para ajudar os seus clientes e amigos. Após a concordância dos irmãos, o vendedor buscou duas vacas emprestadas de um fazendeiro vizinho e as incorporou ao rebanho inicial perfazendo um total de 36 cabeças. Aí ficou bem fácil fazer as divisões: a metade do primogênito deu 18 vacas, a quarta parte do segundo filho deu 9 vacas e o caçula recebeu 6 cabeças.

Os três irmãos ficaram satisfeitíssimos, pois além de atenderem ao pedido paterno, todos eles aumentaram as participações em relação à proposta inicial, que era inviável. O mais velho que receberia 17 recebeu 18, aumentando uma vaca; o segundo que receberia 8,5 recebeu 9, aumentando seu rebanho em meia vaca e o caçula também aumentou sua vacada em 0,33 ao receber suas 6 cabeças. Havia só alegrias entre os irmãos.

Após a partilha, a soma do gado deu 33 unidades (18+9+6=33). Como eram 36 cabeças, restaram 03; o vendedor devolveu as 02 cabeças que o fazendeiro havia emprestado e ainda ficou com uma que sobrou. Os três estavam tão contentes com a ajuda do vendedor que cada um lhe fez um excelente pedido de mercadorias.

Em sua profissão, independente de qual seja, ajude as pessoas de forma criativa, pois você poderá sair ganhando muito: o prazer de ajudar que é impagável, a satisfação das pessoas ajudadas além dos prováveis lucros advindos da ajuda.

Grande abraço e votos de muitos sucessos nas suas "andanças" por esse país tão grande. E, por favor, tenha sempre em mente onde e como encontrar novas vacas para ajudar seus clientes.

Luiz Arantes

2 comentários:

Jussara disse...

Isso é que é pensar rápido e ser criativo!

Pai da Princesa disse...

cada vez se superando....